sábado, 21 de dezembro de 2013

Diário de Bordo #15: DEUS - A Cerveja!

Eis que nosso navio foi abençoado!

foto tirada a bordo

 Esta "obra divina" é um dos mais novos tipos de cervejas que surgiu nos últimos tempos. Cervejas como esta geralmente são delicadas, de alto teor alcoólico e de carbonato. Sua cor pode variar de um amarelo claro até cores escuras. A DEUS, Belgian Golden Strong Ale/Specialty Beer de volume alcoólico 11,5%, já foi premiada internacionalmente diversas vezes, como por exemplo, com a medalha de prata na Beer World Cup de 2002. 

A cervejaria está nas mãos da família Bosteels por mais de 200 anos e sete gerações. Evarist Bosteels fundou a cervejaria em 1791 no vilarejo de Buggenhout, na região dos Flanders, onde encontra-se até os dias de hoje. É de cor clara, dourada, brilhante, efervescente e com bolhas extremamente minúsculas, sendo coroada por um colarinho branco.

Com uma produção limitada a 15 mil garrafas por ano, tipicamente envasadas em garrafas de 750 ml estilo champagne,a cerveja Deus passa por um longo processo de fermentação. Na primeira etapa, na Bélgica, são usados apenas puro malte e água. Em seguida, o líquido segue para a cidade de Reims, região de Champagne (França), onde é colocada em garrafas de champanhe e passa pelo mesmo processo do vinho local, ou seja, fica repousando nas caves, para a segunda fermentação. Durante um ano a cerveja passa pelo remuage, processo que consiste em girar diariamente a garrafa para que os sedimentos das leveduras se depositem no gargalo. Ao final, as impurezas são expulsas da garrafa, que é novamente fechada, com rolha definitiva, de cortiça, igual as dos melhores vinhos.

Um comentário:

  1. Matéria sobre ela: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/cervejas-com-cara-de-champagne_4589.html

    ResponderExcluir